Dicas Moda

Como identificar se uma bolsa é original

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Devido à alta procura e desejo das consumidoras em adquirir uma bolsa de luxo, a revenda de artigos seminovos se torna cada vez mais comum. Motivo pelo qual marcas como Chanel, Louis Vuitton, Gucci, Balenciaga, Jimmy Choo, Chloé, Dior, Fendi e Prada são alvos de produção de réplicas, que acabam sendo vendidas como originais. Porém, quem conhece a fundo o mercado de luxo sabe identificar os detalhes que tornam essas peças autênticas.

Quando montou o site Etiqueta Única, Patrícia Sardenberg se especializou em identificar artigos de luxo. Por isso, preparou um guia que orienta você a não cair em armadilhas, principalmente quando a compra acontece pela internet. Confira a seguir como identificar bolsas como Louis Vuitton ou Chanel são verdadeiras.

LOUIS VUITTON – O couro utilizado para fabricação das bolsas Louis Vuitton é de excelente qualidade, apresentando um envelhecimento específico e maravilhoso com o uso. Muitas bolsas da Louis Vuitton são fabricadas com um tecido produzido a partir do algodão. O canvas (lona em inglês) passa por diversos processos de tratamento para fortalecer a durabilidade e garantir a impermeabilidade. Mesmo nas peças produzidas com o canvas, alças e acabamentos são apresentados em couro legítimo. Cada peça tem o monograma formando uma estampa, que sempre está alinhada e simétrica. Verifique o encontro das estampas nas costuras e aplicação de bolsos.

Verifique se os fechos e puxadores dos zíperes possuem inscrição com a logomarca. Atente-se ao funcionamento dos zíperes presentes na bolsa. A marca realiza teste com maquinários que abrem e fecham os zíperes cinco mil vezes para garantir o padrão de qualidade do material.

Os pespontos nos produtos da marca são impecáveis e possuem o mesmo número de costuras dos dois lados das alças. Os códigos de autenticidade das bolsas Louis Vuitton, presentes no interior dos produtos, possuem letras e números. Podem ser apresentado de diferentes formas: em uma etiqueta interna ou gravado diretamente no forro, seja ele de couro ou outro material.

Atualmente, produtos Louis Vuitton são fabricados na França, Estados Unidos, Itália, Espanha e Alemanha. Atente-se à inscrição do local de fabricação e certifique se apresenta um desses países.

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CHANEL – As bolsas da Chanel são produzidas com couro de carneiro ou couro caviar. Se encontrar resíduos de cola no couro da bolsa, atenção! As réplicas são coladas, enquanto as originais são todas costuradas. No modelo 2.55 o fecho é retangular (sem o logotipo da marca) e a alça é uma corrente composta por três elos metálicos entrelaçados; já no modelo flap clássico o fecho possui logomarca (duas letras C sobrepostas, e alça de corrente com couro entrelaçado).

Observe a sobreposição das letras C no fecho da bolsa. As originais apresentam o C da direita sobre o C da esquerda na parte superior e, na parte inferior, o C da esquerda sobre o C da direita. Na parte de trás do fecho, no interior da bolsa, encontram-se duas palavras: Chanel (à esquerda) e Paris (à direita).

Na parte interna da bolsa, a logomarca da Chanel encontra-se centralizada e gravada em folha de alumínio da cor dos metais. A etiqueta, o adesivo e o design do holograma variam de acordo com a data de fabricação. As produções mais recentes, a partir do ano 2000, contam com adesivo revestindo a etiqueta. Esse adesivo possui um leve brilho (como purpurina), corte nas transversais e o número de série, que varia entre sete e oito dígitos. Esse número é exatamente o mesmo do cartão de autenticidade que vem acompanhando a bolsa.

Etiqueta Única – O Etiqueta Única (www.etiquetaunica.com.br) é um site pioneiro em serviços de autenticidade, avalição e exposição virtual para venda de produtos de luxo. São cerca de 8 mil peças no ar, com uma média de 40 novas por dia. As bolsas são os artigos que mais atraem, representando 40% das intermediações. As peças depois de analisadas e avaliadas passam por higienização e sessão de fotos. São mais de nove mil clientes cadastrados, além de 200 mil acessos por mês. Atendem em grande parte o público feminino mas recentemente também estão trabalhando com produtos masculinos, outro nicho que tem crescido bastante.