Moda

Principais pesquisas de moda no Google

O Google apresentou nessa semana a edição outono/inverno 2018 do Google Fashion Trends, pesquisa com dados inéditos sobre o comportamento do consumidor e as tendências identificadas a partir de buscas feitas quando o assunto é moda.

Por cinco anos consecutivos, segundo o Ebit, a moda é a categoria de e-commerce mais vendida em volume, alcançando R$ 9,7 bilhões no ano passado e com previsão de atingir R$ 11,2 bilhões em 2018. O levantamento deste ano mostra que o perfil do consumidor mudou, se tornando mais imediatista, já que 79% esperam encontrar informações rapidamente quando procuram algo na internet.

Conforme os dados apresentado pelo Google, look de inverno é 6,9 vezes mais buscado do que look de verão. As buscas por roupas esportivas cresceram 213% nos últimos dois anos, enquanto as pesquisas por roupas em geral cresceram 74%.

Com relação a calçados, botas tiveram 30 milhões de buscas entre abril e julho do ano passado. Na categoria feminina, destaque para os modelos over the knee, coturno e botinha, já para os homens, coturno, moto e montaria/country ficaram entre as primeiras posições.

Hit nos Estados Unidos, a bota prateada também foi sucesso nas buscas brasileiras com crescimento de 152% em janeiro deste ano. Outro modelo que promete ser destaque no inverno brasileiro são as sock boots, ou bota-meia, que apresentaram crescimento de 1500% no início do ano.

Alguns dos itens que mais se destacam nas buscas do Google foram: jaqueta puffer com 2500%; vestido midi com 86% e vestido de veludo com 700%. Por falar em veludo, ele foi o tecido da moda no inverno passado, com crescimento de 300% nas pesquisas, já neoprene ficou com 72% e moletom com 52%. Os três materiais devem continuar em destaque para o inverno deste ano.