Gastos com calçados vão movimentar R$ 43 bilhões
Os brasileiros devem gastar R$ 43,4 bilhões com calçados em 2014, um crescimento de 7,6% em relação ao ano anterior, de acordo com estimativas do Pyxis Consumo. Para simplificar, o consumo representa um gasto por habitante de R$ 255,04.
Logo após o encerramento da Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios (Francal), principal evento do setor no país, a pesquisa revela que a classe C possui maior potencial de consumo (R$ 18,5 bilhões), 43% do total do país. Segunda colocada, a classe B tem um potencial projetado em R$ 17,3 bilhões ou 40% dos gastos nacionais, e a classe A, R$ 3,9
O potencial refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui calçados masculinos (social, chinelo e sandália), calçados femininos (social, bota, sandália, chinelo e sapatilha), calçados esportivos (tênis e sapatênis adulto) e calçados infantis (tênis, sandália, sapato, bota, chinelo e sandália).